domingo, 25 de março de 2018

No tempo de antigamente

Casa do Cafezinho

Panfleto dos anos 50: “A Casa do Cafezinho, sorveteria, bar e restaurante. Para suas horas de prazer procure servir-se da Casa do Cafezinho, onde encontrará ambiente distinto, vivendo horas agradáveis dentro de um espírito de máxima discrição. A noite, ótimo serviço a lá minuta. Coronel Soares, 584, defronte o edifício dos Correios e Telégrafos. Fone, 215.”

Anúncios comerciais

Dois anúncios comerciais publicados no jornal “O Imparcial”, em 1953.

“PADARIA PREDILETA”, de Lideu Ferreira. Pães, bolachinhas, cucas e especialidades em geral. Rua Barão de São Gabriel, esquina João Manoel. Fone 235.

“Sedas, confecções, chapéus, calçados. CASA AZUL, o maior empório de tecidos, pelos melhores preços”.

Filmes em cartaz

O jornal “O Imparcial”, em sua edição de 3 de outubro de 1953 anunciava os filmes em cartaz, nos cinemas da cidade. No Cine Harmonia, às 19h30min e 21h30min, “A verdade não se diz”, uma história de amor, estrelando Elizabeth Taylor. No Vitória às 20 horas, Cornel Wild e Simone Signoret, em “Triangulo do amor”, um verdadeiro “fitão”.

Morte da pessoa mais velha da cidade

O “Imparcial” de 9 de novembro de 1953 noticiou o falecimento da senhora Faustina Antunes, de cor preta, natural de Lavras do Sul, estado civil ignorado e idade de 115 anos. Ela residia na Vila Capiotti e se constituía na pessoa mais velha do município.  

Aniversário da morte de Escabillon

A data de 30 de outubro de 1955 marcou o 43º aniversário do trágico desaparecimento do extraordinário craque uruguaio Tomaz Escabillon, considerado como o número 1 dos que militaram nos gramados gaúchos, no futebol do passado.

Escabilon defendeu as cores do S.C. Bagé, naquela época o maior adversário do Guarany e perdeu a vida no decorrer de um conflito com o player Sátiro Bittencourt, em 1912. Os dois estavam armados. Escabillon atirou e errou o alvo. Já Sátiro, respondeu com um certeiro tiro, matando seu oponente.
Bairro Independência

O jornal “O Imparcial”, edição do dia 10 de setembro de 1958 publicou a seguinte publicidade:
SEJA INDEPENDENTE

Construindo o seu lar no moderno bairro INDEPENDÊNCIA.

O maior anseio do chefe de família é possuir uma casa própria.

E o loteamento INDEPENDÊNCIA veio resolver esse problema.

Não desejamos, mas se o comprador tiver a desventura de falecer, a família receberá a escritura do terreno, sem pagamento do resto das prestações.

É um seguro de vida por nossa conta; estando em dia com as prestações, o terreno será escriturado no caso da morte do comprador.

Não só queremos vender terrenos; queremos também amparar os compradores.

Não seja o último: escolha hoje mesmo o seu terreno. Preço a partir de 10 mil cruzeiros,
INDEPENDÊNCIA é o bairro do futuro.

Duque de Caxias, 117 – Esquina Tristão Pinto

A formatura do doutor Dagoberto

Em 1960 o radialista Dagoberto Frederico Russomano Focaccia formou-se em Direito, pela histórica Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, tendo sido o orador da turma. Dagoberto é filho do casal Mateus Focaccia e Rosinha.

Churrascaria “A Carreta”

O Jornal “O Imparcial”, em sua edição de 7 de maio de 1986 noticiava a inauguração de uma nova churrascaria na cidade.

“São Gabriel acaba de ganhar uma nova opção em termos de churrascaria. No dia 31 de maio foi fundada a Churrascaria “A Carreta”, de propriedade do doutor Edilberto Teixeira, localizada na rua General Mallet, 1078.

Oferece acomodações para 170 pessoas. O cardápio apresenta comidas caseira e campeira. Dispõe de um recanto com o famoso fogo de chão”. Era anunciado um show com o cantor Renato Quines e o Grupo Pealo, de Rosário do Sul”.

Turistas invadem São Gabriel

O verão de 1986 foi excelente para o comércio e a rede hoteleira de São Gabriel. O jornal “A Razão”, de Santa Maria, que mantinha uma sucursal em São Gabriel, em sua edição de 30 de dezembro publicou a seguinte noticia:

“O fim de semana registrou uma verdadeira invasão de turistas em São Gabriel, que lotaram todos os hotéis da cidade. Foi necessária a utilização de casas particulares para hospedar os argentinos, que por aqui passaram em direção ás praias do litoral gaúcho e o centro do país.

Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Turismo, o número de argentinos que esteve de quinta-feira até domingo em São Gabriel, foi de aproximadamente 2.500, o que o secretário de Turismo, Nolan Scipionni classificou como um verdadeiro recorde.

O Hotel São Luiz, de três estrelas, o maior e melhor da cidade registrou um movimento diário com mais de 280 hóspedes. Também os hotéis Obino, o segundo em importância, Glória, Centenário e Brasil e os motéis Status e Piray estiveram com as lotações esgotadas.

Hotel São Luiz é até hoje o melhor da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário