quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Monumento ao Combate do Cerro do Ouro

O combate, chamado de Revolução Federalista, ocorreu às margens do Arroio do Salso, no distrito de Cerro do Ouro, em agosto de 1893, durante a Revolução liderada por Gaspar Silveira Martins e Gumercindo Saraiva contra o governo de Júlio de Castilhos. 

Constituiu-se em uma das batalhas mais sangrentas do conflito, com mais de 200 mortos. Perto do local, numa coxilha próxima, existe um monumento em homenagem aos que ali morreram.

14 de dezembro de 1967. Inauguração da cerca que guarda a "Cova dos Mortos", no "Combate do Cerro do Ouro", em 27 de agosto de 1893. (Foto copiada da página"São Gabriel, Histórias e Lendas, no Facebook)

Ano 1956. Uma cruz de madeira com cerca assinala o local da cova comum, do "Combate do Cerro do Ouro", de 1893, com mais de 200 mortos. (Foto copiada da página"São Gabriel, Histórias e Lendas, no Facebook)

"Cerro do Apertado". Neste local, no dia 27 de agosto de 1893, foram contados 117 legalistas mortos. Era o sangrento "Combate do Cerro do Ouro. (Foto copiada da página"São Gabriel, Histórias e Lendas, no Facebook)

14 de dezembro de 1967. Fase final do "Monumento antes da inauguração. Luiz Vargas, Brandinarte Rodrigues, Osório Santana Figueiredo, Jorge e Dinarte Rodrigues. (Foto copiada da página"São Gabriel, Histórias e Lendas, no Facebook)





Nenhum comentário:

Postar um comentário