segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Encontros da Família Jobim

No dia 14 de novembro de 2015, aconteceu o 1º Encontro da Família Jobim, alusivo aos 248 anos de presença no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. A Comissão Organizadora dos festejos foi composta por Francisco Jobim (Chico do Bom Fim), Gerson Jobim, Lilian Jobim, Ronaldo Jobim e Ivonir Leher (sem Jobim no nome, mas Jobim de pai, de mãe.

A programação começou com um culto ecumênico, seguido de um jantar no CTG Querência Xucra, com a presença de centenas de integrantes da família, vindos de diversas cidades do Estado, do país e até do exterior, como familiares que residem em Londres, Inglaterra.

Entre os participantes estavam a então secretária de Educação do município, Nilvanês Jobim; o provedor do Hospital de Caridade de Santa Maria e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado, Walter Jobim Neto e o proprietário da Construtora Jobim, Gustavo Jobim.

Além do jantar, aconteceu uma palestra sobre o histórico da família, um culto ecumênico, entrega de certificados de participação aos familiares e um show baile com Felipe Cornel e Grupo.

A raiz histórica da família Jobim encontra-se na Freguesia de Jovim, situada nas férteis encostas do Rio Douro, Conselho de Gondomar, próxima a cidade do Porto, em Portugal.

A história da Freguesia de Jovim teve início no Século XI, quando o conde Dim Henrique de Borgonha, a serviço do Rei de Castela da Espanha expulsou os mouros da Península Ibérica. Como recompensa, casou-se com a filha de Dom Afonso e recebeu como feudo o Condado Portugalense, onde seu filho Dim Afonso Henrique fundou a Monarquia Portuguesa.

Os cavaleiros franceses, companheiros de armas de Dom Henrique, receberam deste, pelo mesmo motivo, feudos em Portugal, dentre eles o Cavaleiro de Joubin, natural da Bretanha, a quem tocou as terras na região que passou a denominar-se Santa Cruz de Joubin ou Jovin.

Com o passar dos séculos, a grafia do nome Joubin evoluiu, passando a Jobin (com N e sem o U) na França e Jobim (com M) em Portugal. O Cavaleiro de Joubin, em Portugal, teve numerosa descendência, dentre as quais os de sobrenome Martins da Cruz.

Ainda em Portugal, em meados do Século XVIII, o casal Domingos João Martins da Cruz e Thereza João Martins da Cruz, deram origem a dois filhos, que vieram já homens feitos para a cidade de Rio Pardo (RS), mais ou menos em 1767, Antônio Martins da Cruz, que tornou-se comerciante em Rio Pardo, falecendo solteiro e sem descendência em 1820, e José Martins da Cruz, que em Rio Pardo tornou-se tenente do Exército Português, servindo no Regimento de Dragões de Rio Pardo.

Ao chegar em Rio Pardo em 1767, José Martins da Cruz juntamente com seu irmão Antônio, por acaso do destino encontraram nesta cidade um outro cidadão português, comerciante, também com o nome de José Martins da Cruz. Para evitar confusões em virtude dos nomes iguais, o tenente acrescentou a seu nome o sobrenome Jobim, passando a assinar-se José Martins da Cruz Jobim, em homenagem a sua terra natal e reivindicando para si o primitivo sobrenome de sua família (Joubin) de origem francesa.

No dia 12 de novembro, mais uma vez no CTG Querência Xucra, aconteceu o 2º Encontro da Família Jobim. O evento, mais uma vez teve por objetivo o resgate história da Família Jobim, além da realização de homenagens. O jantar teve churrasco, galeto, pratos típicos e o baile foi animado pelo conjunto Eco do Sul.

O encontro foi organizado por Valmir Jobim, Alex, Nilza, Lucimar e Lílian , tendo como Presidente da Comissão, Pedro Ubirajara de Góis.

Já o III Encontro da Família Jobim e Amigos, foi realizado em 19 de novembro de 2017, tendo por local as dependências do Esporte Clube Real, no vizinho município de Santa Margarida do Sul. (Fotos e fontes: Ivonir Leher e Caderno 7)


Os Jobim vieram de várias partes do país e até do exterior.

Ivonir Leher fez palestra no I Encontro, contando a história da Família Jobim.

A Comissão organizadora do I Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário