domingo, 13 de janeiro de 2019

Onde moram as pedras

Fotos: Jorge Vanderlei Carvalho Silva e outros

Na região da Palma, situada no distrito de Suspiro, temos uma paisagem diferente constituída por terrenos mais inclinados, predominando relevos ondulados com muitas rochas. Nesta região também ocorrem, em menor proporção, relevos fortemente ondulados e enormes paredões de pedra originados da exploração de depósitos minerais de calcário.

Localizada na Palma, Distrito de Suspiro, a "Pedra do Bicho", vista do lado da estrada, lembra a cabeça de um lagarto pré-histórico, talhado na massa enorme de pedra esférica. Reza a lenda que em épocas remotas ali teria vivido um enorme animal, espécie de dinossauro, que ainda hoje, nas noites mais escuras assombra incautos viajantes, soltando faíscas pelas aspas.

Contam também que durante a revolução de 1893, a pedra era usada como local de degolas. Em certa ocasião um tal de Canarius, ao ser degolado, agarrou-se ao seu algoz e ambos cairam no penhasco lá existente.

A Pedra do Bicho está localizada em terras pertencentes a família do saudoso João Chagas da Silveira, o "Silveirinha". (Dados colhidos junto ao saudoso historiador Osório Santana Figueiredo)


Pedreira da Votorantim, que está atualmente desativada. Construíram um mirante no local, mas as visitas estão proibidas.

Nessa casa funcionava o armazém do seu "Caíco", que antigamente era o maior da vila. Hoje está em ruínas.


Gruta Santa Bárbara.


(São Gabriel Notícias)

Pedreira desativada no final de 1980.







Nenhum comentário:

Postar um comentário