quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Um símbolo do rádio gabrielense

Joel Lucas Moreira, talvez o mais ouvido locutor de toda a história da radiofonia gabrielense acordava a cidade com seu programa “Despertar Alegre”. As frases que criava e as piadas que contava corriam de boca em boca.

Além de apresentador de programas, Joel Moreira destacou-se como locutor esportivo nas décadas de 1960/1970. Foi ainda locutor comercial e noticiarista. Na política chegou a ocupar uma cadeira no Legislativo de São Gabriel, onde foi presidente por um período.

Eu pretendia eternizá-lo em uma reportagem para ser publicada no jornal “A Razão”, de Santa Maria, quando comandava a Sucursal de São Gabriel. Cheguei a conversar com ele e marcar data e horário para a entrevista. Mas não tive sorte, ele faleceu antes dela ser realizada.

Fato idêntico me aconteceu em Rio Grande, quando pretendia também entrevistar o lendário Rui Grillo, uma das mais fascinantes figuras que surgiram no rádio riograndino em todos os tempos. Ele morreu um dia antes da entrevista ser concretizada.

Joel Moreira é até hoje lembrado pelos ouvintes da Rádio São Gabriel, pela alegria que transmitia. Deixava para trás eventuais problemas que enfrentava, e sempre dizia que sua responsabilidade no rádio era grande e se sobrepunha a qualquer coisa.

Trabalhou em uma época em que a TV recém estava engatinhando e o rádio era o grande meio de comunicação existente. A Rádio São Gabriel era a única emissora da cidade, fundada em 25 de outubro de 1949.

Também foram de seu tempo outros expoentes do rádio gabrielense, como Zenon Figueiró Martins, Érico Silva, Glauco Fernando Vezzani, 


Um comentário:

  1. Meu Pai era excepcional como ser humano,zero defeitos,bondade,empatia ,amor ao próximo e muito mais,foi.embora muito cedo deixando saudades até hoje,melhor ser humano que ja conheci,te amo.para sempre Pai Querido,saudades eternas te amo.para sempre❤

    ResponderExcluir