quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Uma casa que cuida dos mais necessitados

Uma pessoa que merece a minha admiração em São Gabriel é o amigo Ruy Barros, o idealizador de uma das obras sociais mais importantes da cidade, o Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho.

A ideia nasceu quando Barros ingressou no Espiritismo, junto ao Centro Espirita Obreiros da Caridade. Ao estudar a doutrina, sentiu que poderia fazer muito mais que simplesmente assistir às sessões. Ajudar de alguma forma as pessoas necessitadas, virou para ele quase uma obsessão.

Certo dia, quando viajava para a cidade de Santa Maria Ruy Barros de repente encontrou a solução para o que procurava. Alguma coisa lhe disse que o ideal para a concretização de seu projeto, seria longe do centro da cidade.

E isso tinha lógica, porque as pessoas mais necessitadas moram na periferia e por razões as mais diversas, muitas não tinham como sair de suas vilas ou bairros para se deslocarem até o Centro Espirita Obreiros da Caridade. Então o correto seria ir ao encontro delas, para levar assistência material e também espiritual.

PROJETO TEVE GRANDE APOIO

Ruy expôs seu plano a um grupo de trabalhadores da casa espírita, que foi imediatamente aprovado e ao mesmo tempo oferecido todo o apoio necessário para que a idéia fosse materializada.

Sabidamente a cidade contava com um expressivo número de creches e trabalhos de apoio para crianças, mas para idosos carentes eram raros. Até porque, estatísticas comprovavam o aumento da longevidade das pessoas.

Constantemente a mídia tem mostrado uma realidade bastante chocante, onde o idoso não é valorizado e muitas vezes abandonado a própria sorte, até por familiares.

E assim começou a nascer o Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho. Nessa empreitada o amigo Ruy Barbosa Ramos Barros, contou com o auxílio valioso de Eloísa de F. Castro, Rui Carvalho, Ricor Menezes e Fernando Assis Brasil.

O abrigo recebe pessoas de ambos os sexos. Atualmente recolhe cerca de 40 idosos, onde 90% não tem mais família. A finalidade é oferecer a eles um final de vida digna, assistidos material e espiritualmente para que não sejam vistos com olhos de piedade, mas com respeito e carinho.

A primeira Diretoria do Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho, escolhida em 1998 era formada por Ruy Barbosa Ramos Barros (Presidente), Eloy João (1º Vice-Presidente), Rui Carvalho (2º Vice-Presidente), Paulo Aneci Neto (1º Tesoureiro) e Tânia Mara Castro (1ª Secretária)

A entidade está localizada na rua Alcides Macedo, 37, Bairro Santa Isabel.

O Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho não recebe verbas públicas e depende do auxilio da comunidade e colaboradores. Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato com a entidade pelo telefone 3232.2347, que recolhe nos endereços mencionados, doações de qualquer valor.

UMA AJUDA VALIOSA

O empresário Matheus Bonadeo Abib, proprietário da Abib Engenharia, sensibilizado com o trabalho de alto alcance social promovido pelo Abrigo Espirita Manuel Viana de Carvalho, fez a doação de um sistema completo de energia solar para o local, que atualmente vive apenas de doações.

Com isso, o abrigo ganha uma considerável economia no custo da energia elétrica. A ação foi comemorada pela diretora do Abrigo, Magda Helena Oliveira Vargas da Silva.

Ela disse que o sistema de energia solar, vai ser de uma importância vital, que vai ajudar a reduzir consideravelmente a conta de luz.

Magda ressalta ainda que atualmente o Abrigo conta com 600 associados e para aumentar os recursos, para manter-se em atividade, tem feito também brechós mensalmente, na Praça Fernando Abbott.

O empresário Matheus Abib, com humildade, conta que seu gesto foi pequeno, mas de coração. E faz um apelo para que outras pessoas também colaborem com o Abrigo.

AÇÃO SOCIAL FEZ FESTA NO ABRIGO

Em julho de 2017 a São Gabriel Saneamento, empresa responsável pelo serviço de águas e esgotos na cidade, comemorou o Dia do Voluntariado nas dependências do Abrigo Espirita Manuel Viana de Carvalho.

O evento reuniu cerca de 70 voluntários formados por colaboradores das empresas e seus familiares. Também compareceram os jovens do Grupo Interact do Rotary Clube.

Na ocasião os idosos abrigados, funcionários e voluntários desfrutaram de momentos de muita conversa, interação e troca de carinho.

A São Gabriel Saneamento também ofereceu um café da manhã para todos os presentes que mantiveram a animação e disposição até o fim da ação social.

Para a administradora do Abrigo, Magda Vargas da Silva, iniciativas como esta trazem muito benefício para o lar, que ganhou em melhorias na infraestrutura, mas também para os idosos abrigados e para os voluntários.

Ela contou que os abrigados adoram receber visitas. As avós ficam felizes ao serem maquiadas e fazerem as unhas. Já os avôs se animam com a atenção que recebem e com a possibilidade de conversar e contar suas histórias.

O Dia do Voluntariado é realizado duas vezes ao ano pela São Gabriel Saneamento e todas as empresas do Grupo Solví nas cidades em que atuam.

O objetivo é incentivar ações voluntárias entre os colaboradores trazendo benefício e melhorias para algum local ou instituição da cidade de atuação.

Em São Gabriel o Dia do Voluntariado já foi realizado em praças, escolas públicas, e também em outras instituições como o Asilo São João e Pró-Down.

JUSTA HOMENAGEM A UM ESPIRITA DESTACADO

O nome é uma homenagem a Manuel Viana de Carvalho, nascido na cidade de Icó (Ceará) em 10 de dezembro de 1874.

Considerado um dos vultos do Espiritismo, foi engenheiro militar, bacharel em Matemática e Ciências Físicas, tendo alcançado, no Exército Brasileiro, o posto de major. Exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior da 7.ª Região Militar.

Era filho do professor Tomás Antônio de Carvalho e de dona Josefa Viana de Carvalho. Concluiu os estudos de Humanidades no Liceu de Fortaleza.

Posteriormente, em 1891, matriculou- se na extinta Escola Militar do Ceará, onde mereceu classificação de destaque pelo seu comportamento e merecimentos intelectuais.

Embora desde 1891 tivesse dado início à sua tarefa de divulgação do Espiritismo, ela somente tomou vulto após ter-se matriculado no curso superior da antiga Escola Militar da Praia Vermelha, em 11 de fevereiro de 1895.

À época, existia na cidade do Rio de Janeiro o Centro da União Espírita de Propaganda no Brasil, ao qual Vianna de Carvalho se integrou, vindo a proferir conferências que conseguiam atrair mais de 500 pessoas.

No ano de 1896 foi transferido para Porto Alegre, como aluno da Escola Militar que ali funcionava.

Nessa capital o Espiritismo já era difundido por alguns pioneiros, dentre eles Joaquim Xavier Carneiro, dirigente do Grupo Espírita Allan Kardec, que dada a sua austeridade de costumes e práticas humanitárias exercia enorme influência.

Vianna de Carvalho, de posse de uma lista com os nomes e endereços de simpatizantes do Espiritismo, logrou reunir um grupo numa casa abandonada, desprovida de mesas e cadeiras onde, de pé, os frequentadores das reuniões ouviam o seu verbo inflamado.

Posteriormente conseguiu formar um núcleo de estudos que passou a funcionar no andar térreo de uma casa no centro da cidade.

Em 1926, adoeceu gravemente, tendo sido internado no Hospital de São Sebastião, em Salvador.

Com as suas forças muito debilitadas foi conduzido ao navio "Íris", por colegas oficiais e soldados, não tendo conseguido chegar ao destino, pois na altura de Amaralina, desencarnou a bordo, sendo o seu corpo dado à sepultura na Bahia. (Texto e Pesquisa: Nilo Dias - Matéria publicada no jornal "O Fato", de São Gabriel (RS), edição de 13 de fevereiro de 2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário