sábado, 19 de outubro de 2019

Troféu Persona, destaque da Expofeira

 Um dos pontos altos da “85ª Expofeira Agropecuária de São Gabriel”, foi, sem dúvida, a entrega do “Troféu Persona” ao empresário rural Celso Jaloto de Ávila Júnior, proprietário da Estância Luz de São João, localizada em terras que pertenceram a história "Estância do Inhatium". 

O evento aconteceu durante o tradicional “Jantar Baile da Exposição”, ocorrido no último dia 11, no “Espaço Garden”. Na ocasião, também, foi entregue o “Troféu Quinquim “, para a produtora rural Lúcia Helena Senna. 

Foram, ainda, realizadas homenagens especiais para Vera Lúcia Souza (psicopedagoga clínica e extensionista rural da EMATER de São Gabriel); Viviane Dutra (extensionista rural da EMATER em Santa Margarida do Sul); Fabiana Gallon (juíza do Trabalho e voluntária social); José Galdino Garcia Dias (médico veterinário, ex-coordenador de Ovinocultura do Governo do Estado e presidente da Cooperativa de Lã Tejupá); Edson Nicoletti (sojicultor gabrielense); Juliana Medeiros (empresária, formada em Gastronomia e atual Secretária Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de São Gabriel); Tarso Teixeira (médico veterinário, vice-presidente regional da FARSUL, ex-presidente do Sindicato Rural e atual Superintendente Estadual do INCRA) e Gerson Barreto (médico nefrologista, escritor e membro da Associação Médica de São Gabriel). 

A ESTÂNCIA LUZ DE SÃO JOÃO 

Os campos onde hoje se  localiza a “Estância Luz de São João” foram desmembrados da antiga “Estância do Inhatium”, cuja origem remonta o ano de 1813 quando foi ocupada como estabelecimento de pecuária ao ser confirmada como “Sesmaria do Inhatium”. 

Após passar pelas mãos de cinco proprietários, a “Estância do Inhatium” passou a pertencer a família Bento Pereira a partir do ano de 1879. Com o falecimento do casal João Bento Pereira em 1900 e sua esposa Rita Cassia de Oliveira Pereira em 1903, os campos foram divididos entre os filhos Adel e Alfredo Bento Pereira. 

Com a introdução do gado Hereford no Brasil, em 1906, e a difusão desta raça pelo Rio Grande do Sul, Adel Bento Pereira como novo proprietário da “Estância do Inhatium”, iniciou a criação da raça Hereford em sua propriedade. 

Para facilitar o manejo da sua criação estabeleceu, distante da sede, um Posto de nome “São João”, tendo concluído as construções de suas instalações em fins de 1943. 

A partir de 1965, com o falecimento de Adel Bento Pereira, sua filha Cenyra Bento Pereira Rocha e seu esposo Gilberto Maia de Carvalho Rocha estabeleceram a “Estância São João”, desmembrada da antiga “Estância do Inhatium” e deram continuidade na criação de gado Hereford. 

Já no final daquele primeiro ano foi registrado na então “Associação do Registro Genealógico Sul-Riograndense” (Herd-Book Collares), o seu primeiro animal. Era uma fêmea Tat. 01, HBB 90.300, de nome “Alegria do São João 01”, nascida em 16 de julho de 1965, filha de “Eastleach 1 Choice Anxiety” em vaca “Americana do Vacacaí 05”. 

A partir de 1983, aqui em nosso Estado, deu-se um maior incentivo para a criação da raça Braford que estava surgindo. Com isso, no inicio dos anos 90 foi introduzido, na “Estância São João”, o cruzamento do Hereford com o zebuíno, surgindo a raça Braford nesta propriedade. 

Finalmente em 4 de julho de 2003 surgiu a “Estância Luz de São João”, quando Magda Carvalho Rocha Jaloto Avila recebeu de seus pais parte daquela antiga propriedade e dá continuidade, juntamente com seu esposo, Celso Jaloto Ávila Junior, as atividades pecuárias que vinham sendo desenvolvidas. 

A Estância que já era filiada a “Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a partir de 2009 passou a pertencer também ao grupo de empresas da “Brazilian Hereford & Braford (BHB), desde a sua criação. 

Com isso, a “Luz de São João” recebeu estímulos para a inserção no mercado internacional, passando a estar apta para a comercialização e participação nas exportações brasileiras, no setor de genética bovina, particularmente na venda de embriões. (Fonte:  Caderno 7 e  Estância Luz de São João)

Empresário rural Celso Jaloto de Ávila Júnior, foi agraciado com o "Troféu Persona".


A produtora rural Lúcia Helena Senna, recebeu o "Troféu Dona Quinquim". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário