sábado, 11 de agosto de 2018

Povo animado esse que late

Antes que encha um" bunker" de enlatados e me desidrate de humanidade prefiro estreitar a minha amizade com os cães. Bob, Frida, Kika, Ludmila e Pernalonga são os seres da natureza que processam a alquimia dos elementos a meu favor. São eles que exercem a função protetiva de me salvaguardar do caos civilizatório e das armadilhas existenciais.

Indo às apresentações. Bob é um vira-latas cadeirante que a minha família achou na rua, dias depois de ter sido atropelado. Frida é uma senhorinha beirando 90 anos, mãe de muitas ninhadas, e Kika é a eterna criança que adora rosnar para noivos platônicos. As duas são “dachshunds” de dentro de casa, com o histórico de abreviar a vida útil dos sofás.

Ludmila, com cara de mascote da PF, vive nos arredores. Seu nome foi escolhido pelas crianças que jogam bola nas ruas estreitas do condomínio. A principio arredia, aproximou-se aos poucos, até virar Lud, apenas. Foi quando nos olhou nos olhos e deixou-se conquistar por um prato de comida. Dizem que em noites frias se abriga na varanda de uma casa abandonada dada de herança aos morcegos.

Pernalonga, além de alegre e divertido, é lindo. O porte elegante sugere bom endereço, belo canil. Mas vive a perambular pelas ruas. Dizem que foi ejetado de um carro que parou à noitinha. Na entrada do condomínio.

Ele é preto de pelos reluzentes e com as pernas longas e o mesmo andar saltitante do coelho do desenho animado. Um belo dia, nos viu passeando (eu e meus filhos) com Bob, Frida e Kika e colou em nós, andando ao nosso lado, como se fosse intimo. Foi impossível resistir, ficou  a morder nossas mãos devagarinho, como quem diz: ”Me leva junto!”. E junto carregou também Ludmila.

Agora andamos diariamente em comitiva, em total devotamento a essa turma animada que late. Às vezes arbitramos conflitos com pets desconhecidos, às vezes recolhemos cocôs. Mas, mesmo com as diligências que aparecem dá tempo de cumprimentar os vizinhos e de vistoriar as estrelas quando a noite desce. (Texto: Teresinha Motta - Jornalista)

Kika e Frida.


Esse é o "grande" amigo Pernalonga.

Esse "cara" é o Bob. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário