quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Um símbolo do rádio gabrielense

Joel Lucas Moreira, talvez o mais ouvido locutor de toda a história da radiofonia gabrielense acordava a cidade com seu programa “Despertar Alegre”. As frases que criava e as piadas que contava corriam de boca em boca.

Além de apresentador de programas, Joel Moreira destacou-se como locutor esportivo nas décadas de 1960/1970. Foi ainda locutor comercial e noticiarista. Na política chegou a ocupar uma cadeira no Legislativo de São Gabriel, onde foi presidente por um período.

Eu pretendia eternizá-lo em uma reportagem para ser publicada no jornal “A Razão”, de Santa Maria, quando comandava a Sucursal de São Gabriel. Cheguei a conversar com ele e marcar data e horário para a entrevista. Mas não tive sorte, ele faleceu antes dela ser realizada.

Fato idêntico me aconteceu em Rio Grande, quando pretendia também entrevistar o lendário Rui Grillo, uma das mais fascinantes figuras que surgiram no rádio riograndino em todos os tempos. Ele morreu um dia antes da entrevista ser concretizada.

Joel Moreira é até hoje lembrado pelos ouvintes da Rádio São Gabriel, pela alegria que transmitia. Deixava para trás eventuais problemas que enfrentava, e sempre dizia que sua responsabilidade no rádio era grande e se sobrepunha a qualquer coisa.

Trabalhou em uma época em que a TV recém estava engatinhando e o rádio era o grande meio de comunicação existente. A Rádio São Gabriel era a única emissora da cidade, fundada em 25 de outubro de 1949.

Também foram de seu tempo outros expoentes do rádio gabrielense, como Zenon Figueiró Martins, Érico Silva, Glauco Fernando Vezzani, 


2 comentários:

  1. Meu Pai era excepcional como ser humano,zero defeitos,bondade,empatia ,amor ao próximo e muito mais,foi.embora muito cedo deixando saudades até hoje,melhor ser humano que ja conheci,te amo.para sempre Pai Querido,saudades eternas te amo.para sempre❤

    ResponderExcluir
  2. Eu era fã. Antes de ir para a escola no Ginásio São Gabriel ele dizia: "Olha a hora minha gente. Antes da hora não é hora e depois também não".

    ResponderExcluir