terça-feira, 12 de março de 2019

Carnaval na Vila de Tiaraju

A comunidade da Vila do Tiarajú deu exemplo de organização e originalidade. Pela primeira vez na sua história, a população residente num vilarejo localizado na zona norte de São Gabriel, já em área rural, realizou uma atividade (até então) atípica para o homem do campo.

Acostumados com rodeios, e até torneios de futebol, coisa mais comum para a população do interior, desta vez, os moradores optaram por inovar. Eles decidiram mostrar que é possível fazer Carnaval, mesmo sem dinheiro, aliando união e vontade de brincar.

“Foi uma ideia que surgiu entre amigos pra se divertirem. "Como não tínhamos onde festejar o carnaval, montamos o nosso próprio carnaval de rua”, explica Eliz Ramires, moradora da localidade.

A primeira edição do "Carnaval de Rua do Tiarajú" foi idealizada por Eldo Ramires, funcionário da Escola Assis Brasil, e Catiele da Rosa, proprietária do Bar Tiarajú. Cerca de 100 pessoas participaram da festa, que teve todos os ‘ingredientes’ de um evento oficial, com desfile de blocos carnavalescos (dois, na verdade, o "Bloco da Tetê "e "Só Folia") e escolha da corte, incluindo o “Rei do Samba”. A festa aconteceu na noite de sábado (02/03), na estrada principal da Vila Tiarajú.

O evento homenageou a senhora Tereza Procópio, uma das moradoras mais tradicionais da Vila Tiarajú, falecida há dois anos, e defensora do carnaval de raiz, aquele que reunia as famílias e priorizada a harmonia. 

Um dos blocos – denominado "Bloco da Tetê" – é um tributo a ela, “pois sempre foi uma pessoa muito querida na comunidade”, argumentou Eliz Ramires. “Ela gostava muito de carnaval. O bloco é composto pelos filhos, netos, bisnetos e amigos da saudosa Teresa Procópio, uma baluarte da nossa Tiarajú”, complementou.

A corte, formada por "Rainhas", "Rei do Samba" e, ainda, "Musa do Carnaval de Tiarajú", ficou assim composta: Natalize Ramires, adulta; Ana Julia, juvenil; Maria Cecília rei, infantil; Isaías, Rei; e Eduarda, Musa. O júri foi composta por Felipe Pacheco, Franciele Aguiar, Geovaner Worttmann e Angélica Santos.


Joice Ramos e Janaína da Paula são as fundadoras e coordenadoras dos blocos da "Tetê" e "Só Folia", respectivamente. O evento do Tiarajú teve apoio dos blocos, "Clube São Jorge", vereador Renato Silveira e Franco André Dantas Figueiredo, presidente do "Bloco da Vila Mariana". (Fonte e fotos: https://n1noticia.wordpress.com)

Corte do Carnaval de rua de Tiaraju.
.
Eduarda foi eleita a "Rainha do Carnaval".

O jovem Isaías conquistou o troféu e o título de "Rei do Samba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário