quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Solidariedade ao Zico

João Glênio Saraiva Fontoura, o “Zico”, nascido no “Passo do Ivo” dia 13 de abril de 1947, foi um dos mais brilhantes jogadores que o futebol de São Gabriel produziu em todos os tempos, que também se distinguiu como treinador. Agora ele enfrenta sérios problemas de saúde, entre os quais diabetes e complicações no coração.

O SUS, com suas dificuldades de atendimento a exames, medicamentos e até consultas médicas, não atende todas as necessidades de “Zico”. Eu, embora distante da terra, posso dizer que apesar da importância do SUS para a população mais carente, lamentavelmente falta muita coisa.  Eu fiz duas cirurgias recentemente e sei bem como é difícil. Fiz quase todos os exames particular, alguns de alto custo.

Mas quem tem amigos não morre pagão, diz o ditado. E nessa hora difícil ele está podendo contar com a solidariedade de amigos, casos do vereador Adão Santana e do assessor especial da presidência da Câmara Municipal, Sérgio de Andrade Silveira, o popular “Baiano”, também ex-atleta de futebol.

Eles formaram uma Comissão dentro do Legislativo e vão promover um grande evento, para buscar recursos que ajudem “Zico” a enfrentar seus problemas.

Será uma festa que acontecerá no “CTG Sentinela do Forte”, no dia 14 de dezembro. Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 25,00. O grupo “Os Vaqueanos da Querência“ será a principal atração da festa.

“Zico” foi um profissional de muita classe, que vestiu camisas fortes do futebol gaúcho e nacional. Começou na terra, jogando no Cruzeiro e no Gabrielensem velhos rivais de antigamente. Ainda vestiu a camisa da Associação São Gabriel.

E a ajuda a “Zico” não vai ficar apenas nessa festa. Ao começo de 2020 deve acontecer um jogo de futebol entre os Veteranos de São Gabriel e do Esportivo, de Bento Gonçalves, onde “Zico” brilhou intensamente. Na época foi convocado para a “Seleção Gaúcha”.

Depois virou cigano do futebol, jogando no Riograndense, de Santa Maria, Guarany, de Bagé, Internacional, de Santa Maria, Ypiranga, de Erechim, Marcílio Dias, de Itajaí (SC), América, de São José do Rio Preto (SP), Mogi Mirim, da cidade de igual nome (SP), Comercial , de Campo Grande (MS), Fernandópolis, da cidade de igual nome (SP), Blumenau (SC), Caxias, de Caxias do Sul, Catanduvense, de Catanduva (SP) e Taveirópolis, de Campo Grande (MS) onde encerrou a carreira em 1986.

Zico é pai do ex-jogador “Mano Paulista”, que jogou na S.E.R. São Gabriel, Guarany, de Bagé, Cachoeira, São Gabriel F.C. e em equipes do interior paulista. A última vez que vi o "Zico", não lembro bem o ano, sei que foi em uma das minhas primeiras idas a São Gabriel, depois que me mudei para Brasília. (Fonte: Jornal A Notícia Online"

"Zico", ao centro, rodeado pelo ex-atleta Boneval e por Adão Santana vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário